sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O Que o prémio Nobel

Os Prémio Nobel foram instituídos por Alfredo Nobel, um industrial sueco, inventor da dinamite, em seu testamento. São atribuídos anualmente no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte de Alfredo Nobel, às pessoas que fizeram pesquisas importantes.
Quais foram os 2 português que ganharam o prémio Nobel
António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (Avança, 29 de Novembro de 1874Lisboa, 13 de Dezembro de 1955), foi um notável médico, neurologista, investigador, professor, político e escritor português. Foi galardoado com o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1949, partilhado com Alter Rodolfo Heras (1881-1973).
José de Sousa Saramago (Azinhaga, 16 de Novembro de 1922) é um escritor português galardoado em 1998 com o Nobel da Literatura. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Nasceu na província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento

Qual foi a última pessoa a ganhar o prémio Nobel
Doris Lessing 22 de Outubro de 1919[2]), nascida Doris May Tayler, é uma escritora britânica, autora de uma obra prolífica que inclui trabalhos como as novelas The Grasse A sua obra cobre um vasto leque estilístico, indo da autobiografia à ficção científica, com claras influências do modernismo. Foi galardoada com o Prémio Nobel da Literatura de 2007, tendo a Academia Sueca apontado como razão determinante a existência na sua obra de características que fazem dela "a contadora épica da experiência feminina, que com cepticismo, ardor e uma força visionária escrutinou uma
civilização dividida. Doris Lessing é a 11.ª mulher a ganhar este galardão nos seus 106 anos de história e a pessoa mais idosa que jamais o recebeu.


Sem comentários: