sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

shakira

Shakira Isabel Mebarak Ripoll (Barranquilla, 2 de Fevereiro de 1977) é uma cantora e compositora colombiana vencedora de três prémios Grammy e oito prémios Grammy latino. O seu nome em árabe significa graciosa. Fala fluentemente português (do Brasil), inglês e castelhano/espanhol, além de árabe, francês e italiano. É conhecida pelos movimentos de dança do ventre, que aprendeu com a sua avó libanesa. Namora com António de lá Rua, filho de um expressamente da Argentina.
Conhecida por misturar ritmos e pela sua potencialidade vocal, Shakira mescla elementos da música latina, americana e até mesmo libanesa nas suas canções, além de uma forte influência do rock. Essa ampla rede de ritmos é identificável em canções como "Ciega, Sordomuda", em que há nítidas influências regionais mexicanas; Em "Ojos Así" e "Suerte", dotadas de sons andinos e orientais; e "Te Aviso, Te Anuncio", em que o rock se mistura ao tango. No seu mais recente lançamento em castelhano/espanhol, Fijación Oral, Vol. 1 (em Português - Fixação Oral, Vol. 1), Shakira utiliza o reggaeton, ritmo com raízes porto-riquenhas, para lançar o novo cd, com a canção "La Tortura". A figura multi-cultural e exótica de Shakira foi e é um dos grandes trunfos em sua carreira internacional.


Shakira adota um novo visual a cada novo trabalho lançado. Além disso, na hora de divulgar seus singles na TV e no rádio, prepara figurinos completamente diferentes para cada uma das faixas.
O pai de Shakira é William Mebarak Chadid e a mãe, Nidia del Carmen Ripoll Torrado.
Aprendeu a dança do ventre aos quatro anos de idade, com a avó.
Com dois anos já sabia todo o alfabeto.
Aos três anos de idade já sabia ler várias palavras e contar.
Também aos três anos de idade escreveu seu primeiro poema, "La rosa de cristal", guardado até hoje por sua mãe.
Shakira foi educada por freiras na infância.
Tem residências em Miami, Estados Unidos, nas Bahamas, e em Barranquilla (sua cidade natal), na Colômbia. Possui também uma fazenda na Argentina com seu namorado, Antonio de la Rúa.
Foi a primeira artista a cantar em espanhol num VMA (premiação a MTV americana).
Em 2007, ingressou na Universidade da Califórnia (UCLA), no curso de História da Civilização Ocidental.
Católica praticante, foi recebida pelo Papa João Paulo II, em 1998, e nomeada por ele como "Embaixadora da boa vontade".
Afirma adorar as cidades de Recife e Fortaleza.
Já conseguiu cerca de trinta discos de ouro e 55 de platina por vendas de milhões de cópias dos discos em todo o mundo.
Primeira mulher colombiana a ser embaixadora da UNICEF.
Compôs a trilha sonora do filme O Amor nos Tempos do Cólera, baseado no livro de Gabriel García Márquez.
A música "Hips Don´t Lie" entrou para a história do mercado musical norte-americano como a canção com mais execuções numa única semana.
Shakira encerrou a última Copa do Mundo de Futebol, em 9 de julho de 2006, com uma versão especial da música "Hips Don´t Lie".
Seu nome está no Guinness, o livro dos recordes, pela música "La Tortura". A música teve a maior permamência no #1 da parada Billboard em toda a história: 25 semanas.
Shakira tem paixão pela culinária brasileira
Na Copa de 2002, Shakira torceu pelo Brasil. "Se Colombia não está jogando, tenho que torcer pela Argentina e Brasil. Agora, que o Brasil é o melhor time do Mundo."
"Gafas Oscuras" foi a homenagem ao seu pai, pelos óculos deles!
Veio pela primeira vez ao Brasil quando tinha oito anos
Shakira disse que aprendeu português muito rápido
Em "pies descalzos" tem três músicas em português: Um Pouco de Amor" (Un Poco de Amor), "Pés Descalços" (Pies Descalzos, Sueños Blancos) e "Estou Aqui (Estoy Aquí)
Depois da participação no Rock In Rio, Shakira regressa para um concerto só seu. Traz nas ancas e na voz invulgar os ritmos do premiado último álbum, "Oral Fixation". O Pavilhão Atlântico volta a receber a cantora colombiana no dia 4 de Abril.Aos 26 anos de idade, Shakira é uma estrela mundial que extravasa as fronteiras da música latina. Há referências mexicanas, árabes, electrónicas, "reggaeton", rock, etc. A cantora "graciosa" (é este o significado do seu nome) trouxe ao pop um novo exotismo, que passa tanto pela música e pela voz como pelos penteados e números de dança do ventre.É também conhecida por tocar um vasto leque de instrumentos, por falar fluentemente várias línguas - português incluído - e por assinar todas as letras e músicas do seu repertório. O currículo inclui também vários prémios (sem esquecer os Grammys) e a nomeação da Unicef para sua embaixadora (foi a primeira colombiana a receber tal distinção).Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em Barranquilla, Colômbia, a 2 de Fevereiro de 1977, e escreveu a sua primeira canção com apenas oito anos. Aliás, é das poucas artistas pop que escreve as suas músicas e letras. Desde 1991, data do disco de estreia, ‘Magia’, já lá vão 11 álbuns, mais de vinte milhões de cópias vendidas em todo o Mundo e sete prémios Grammy (os Óscares da música).Em 2003, a cantora fez História em Portugal ao lotar, pela primeira vez, o Pavilhão Atlântico. Desde então, voltou ao nosso país para actuar na gala dos prémios MTV e, no ano passado, no Rock In Rio. Desta feita, visita-nos no âmbito da digressão mundial de ‘Oral Fixation’ (versão em inglês do disco ‘Fijación Oral’), depois de ter actuado na Alemanha, Dinamarca, Hungria, Índia e Egipto, onde cantou junto às pirâmides de Gizé.

1 comentário:

Unknown disse...

Shakira é Maravilhosa!
E sempre será!